sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Metapoema.

O que chama, renasce, reluz e reclama
é o carro que escorrega;
é a alma que desfrega;
é o coração que desprega;
...esse unívoco jouer de palavras,
que é a minha poesia.

Faz sentido e desfaz, de própria-propriedade por ser apenas.
Mas se completa: Reluta por si,
abarrotada de coalhados rumos;
E também me completa, sim senhor:
Vincula opinião e preferência,
conhecido e experimentado
e notado e apercebido.

Contém, encerra, inclui e desinclui,
e apresenta todos significados e nenhum.
Leia e releia: pois que verá o que busca:
Um insignificante jogo palavreado, sobrenavegando espaço em branco;
Ou então buliçosos contingentes, versáteis
de solução analítica, dilateando intelecto;

Equivale ao significado de consistir, como consiste em equivaler.
E fica e é e está. E já não é mais.
Sou eu ou sujeito-qualquer, outro, que grita de lá,
e opina, e se diz e rediz e desdiz,
e já não sabe mais o que sabia dantes.
Não por ser bicho do mato,
mas bicho bicho mesmo, como outro qualquer bicho.
Que apenas é, e é.

2 comentários:

Carol Monique disse...

Está pra nascer um mago de palavras como para quem escrevo agora. Um emaranhado dela, aos montes, entrelaçadas obedecendo a ordem de um ser superior para formar um sentido.

Jambas, excepcional.

Assim como tu, tomo a liberdade de me licenciar com suas palavras, e fazer algumas delas as minhas, como essas:
"Sou eu ou sujeito-qualquer, outro, que grita de lá,
e opina, e se diz e rediz e desdiz,
e já não sabe mais o que sabia dantes."

Eu sou o que grita de lá - e como grito! -, mas não em som aldível, mas de uma alma que precisa expor o que está pensando. Não sei o que sabia dantes, antes, sei muito mais, em um aprendizado interminável comigo mesma.
Desdobrindo novas opiniões, desconbrindo minhas opiniões, destrinchando minha essência em palavras.

Genial, influente.

Monique, primavera de 2008

rafaj disse...

É muito prazeroso receber comentários assim!

Na verdade acho que são as palavras que se fazem feiticeiras, enquanto eu sou só usado por elas, para traduzir seu infinito encanto... o sentido somos nós quem damos.

Estamos todos gritando, lutando para sermos escutados, ora por toda a humanidade, que roda em rebuliço, ora apenas por nós mesmos.

Muito obrigado, é um prazer compartilhar também a minha essência com você.