terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Gana propaganda.

Um vazio buraco de nada
me separa do resto da humanidade;

Enfurnas açoite o restolho do mundo
ranca olho ranca pó ranca tudo e nada
rancorosamente voltado pra si
e nem sequer pensam
quando escutam o estralo do açoite
chiqueirador-chiqueirá, são chiqueirados
e nem sabem; o rebenque-vergasta
está na mão de todos e de nenhum.

Se auto-chibateiam e lêem auto-ajuda,
pois precisam é da achega do interno!
refulgassa a desgraça na qual auto-imposta se acha
fixa-imposição interna, do mundo da pressão da loucura
Oh, deus, quanta riamba.
Não há amparo no vale-desamparado do mundo.

Melancolias mercadorias e ninguém de branco na rua.
é a receita para o fim. Cada altiva esquina resguarda o horror cominitivo
propaganda alvitricada em vidrinhos lançados ao mar,
e o povo estático-exaltado se deslumbra fascinado
Tudo rampa, pampa, tudo enlevo, da mais gorda mentira
Engrossa posta, rolda-molda o próprio chicote
que encalabra a vida. Reluz antipático o valor do coice.

E nada disso está no "outdoor" da propaganda.

2 comentários:

Carol Monique disse...

Não está contido nos breve 8 segundos de leitura de um outdoor muito da mensagem que deveria ser passada, mas que com custo, profissionais de criação se desdobram para conter...

tipologia, cores, desejos, frases de efeito.

Porém nada do que tudo isso causa está contido nele também. O pós, o que causa e engana influenciáveis consumidores prostrados diante o grande poder de persuasão que inclutimos em tipologia, cores, desejos e frases de efeito.

Livros de auto-ajuda, um mar vermelho com as contas e os próprios profissonais de criação sem tempo de viver - temos exemplos! - é o que um outdoor também não carrega de cara. Só se olhar além.

E olha que eu faço Publicidade!

Monique, primavera de 2008

Carol Monique disse...

Caro Rafa...

Aquele sim foi apenas o contato adâmico, de muitos que virão nessa minha tênue existência no cibermundo... Não fico muito na net por muitas razões, mas isso é assunto para outra hora. Gostei muito de seu jeito de escrita. Um texto riqíssimo, parabéns.

Exatamente, as editoras que o digam. Apesar de entrar em vigor por volta de 2012 sem exceções, adaptações são necessárias desde agora.

Confesso que torci o nariz na hora da racinha, mas achei engraçado. Qual é a sua? Bom, acredito que você é da linhagem do Isaque, que prega que o diabo foi o primeiro 'publicitário', quando vendeu a idéia do fruto proibido para Eva. A publicidade é rica em muitos campos, com a possibilidade de estudar o comportamento daqueles que persuade até o estudo da retórica em si. Confesso que não é o que me atrai cegamente - o que aprecio mesmo é redação! - mas vale o aprendizado. Quem sabe não faço jornalismo depois?
A publicidade é boa, pelo menos para apenas um dos lados. É um serviço sujo, confeso, mas alguém tem que fazê-lo. É um pensamento capitalista que envolve a áurea da publicidade, mas...

Falemo-nos!

Monique, primavera de 2008